Publicidade

No Brasil inúmeras motos são apreendidas, seja por estarem irregulares, seja por problemas com o condutor, ou até mesmo, serem frutos de roubo, e acabam ficando esquecidas no pátio do Detran. Por isso, iremos te ensinar como participar do leilão de motos on-line do Detran.

Essas motos que são apreendidas, são levadas até o pátio do Detran, que é um galpão onde são armazenados diversos veículos que estão irregulares. Estes veículos ficam nestes galpões até que a situação seja regularizada, no entanto, nem sempre isso acontece.

Publicidade

Muitos veículos, especialmente as motos, acabam ficando anos e anos nesses galpões, e por isso, precisam receber uma destinação. Neste post iremos te ensinar a como participar do leilão de motos on-line do Detran. Confira:

Leilão de motos
Leilão de motos (Imagem: Google)

O que é e como funciona o leilão de motos do Detran?

Publicidade

Como já dissemos, o leilão é realizado a partir de motocicletas em situação irregular, e que estão no pátio da entidade esperando regularização, mas já se passou um bom tempo para tal, e nada foi feito, ninguém apareceu para liberar o veículo.

Assim como em qualquer leilão, são feitos lances, com um mínimo estimado pelos organizadores, onde o valor varia, principalmente, de acordo com o modelo e ano da moto.

Publicidade

Conquista o prêmio aquele que oferecer o valor mais alto, consequentemente vencendo toda a concorrência. É importante ressaltar, que caso haja apenas um interessado em uma determinada moto, essa pessoa faz a oferta inicial pedida, e é declarada vencedora do leilão.

Em seguida, após a finalização do leilão de motos, o vencedor receberá um comprovante de que participou de tal, e o prêmio que conquistou, além de uma data para que seja preparada a documentação do veículo em seu nome, e o prazo para a retirada do prêmio.

Como participar do leilão de motos?

Para participar do leilão do Detran, você primeiramente deve ir até o site do departamento de seu estado ou região, lá estarão contidas todas as informações referentes ao processo de participação no leilão, como o dia em que ocorreu, documentação necessária, valores, pátios mais próximos, etc.

Quando estiver próximo ao dia do leilão de motos, você será notificado, com diversas informações, tais como, os modelos das motos disponíveis e que irão participar do leilão, os valores iniciais (o mínimo deve ser equivalente ao IPVA da moto), além de outras informações sobre o Leilão de motos.

É muito importante ressaltar que nenhuma irregularidade, ou dívida, tanto do veículo, quanto do antigo dono do mesmo, serão herdadas pelo arrematador.

Você irá pagar apenas o IPVA do veículo, as demais cobranças serão feitas ao antigo proprietário. No caso das motos frutos de roubos, as dívidas serão desconsideradas.

Para você que gostaria de ter uma moto, pagando valores bem mais baratos do que o mercado, o leilão de motos é uma grande oportunidade, tendo em vista, principalmente, o fato da maioria das motos estarem em excelente estado de conservação, precisando apenas de pequenos reparos e manutenções. Lembramos mais uma vez que nenhum tipo de irregularidade anterior ao arremate é passado a você.

Publicidade