Publicidade

Geralmente, existem muitas dúvidas de como consultar PIS e PASEP 2022 pelo CPF. Por isso, é importante lembrar que esse benefício funciona como um salário para assalariados extra. 

Portanto, o pagamento geralmente é feito no segundo período de cada ano, mas em 2022 os pagamentos iniciaram a partir de fevereiro. Além disso, normalmente os trabalhadores aguardam ansiosos pelo abono. 

Publicidade

Pois, além de tudo, se trata de uma renda extra que dá para fazer vários planos na época de receber. Com isso, você poderá gastar fora do orçamento ou usar para efetuar o pagamento de dívidas pendentes.

Entretanto, o aspecto negativo é que assim como outros benefícios, o abono pode ser um processo um tanto burocrático. Assim, muitos acabam desistindo de ir atrás do direito.

Por isso, cerca de 500 mil pessoas ainda não sacaram o abono, mesmo tendo direito. Então, veja a seguir como consultar o consultar PIS e PASEP, se você tem ou não direito e outras informações.

consultar PIS-PASEP
Consultar PIS-PASEP (Imagem: Google)

Como consultar PIS e PASEP

Então, se você precisa se certificar sobre o recebimento do benefício, poderá fazer uma consulta acessando o site ou aplicativo “Meu INSS”. Portanto, depois de baixar o aplicativo faça login com o CPF. 

Em seguida, busque por “Benefícios”, e veja se tem direito ou não a receber. Para consultar PIS e PASEP, você pode também entrar no site da Caixa Econômica Federal. Além de também poder baixar o aplicativo “Caixa Trabalhador” e ligar para 0800-726-0207.

Depois, quem precisa de informações sobre o PASEP, basta entrar no site “Consulte seu PASEP”. Mas, também pode ligar para 0800 729 0001. Com isso, você terá mais informações se tem ou não direito ao benefício.

Mas, é válido ressaltar que, em todas as ocasiões, é preciso ter em mãos o CPF para acessar. Pois, com ele todas as informações que você precisa serão fornecidas de maneira rápida e fácil. 

Mais sobre o pagamento. (Consultar PIS e PASEP)

Agora, é importante lembrar que para ter direito ao PIS/PASEP 2022, será preciso ter tido ao menos 30 dias de trabalho remunerado no ano de 2021. Pois, essa é considerada a regra principal para aprovar o benefício.

Portanto, saiba que para ter a aprovação precisará ter recebido cerca de até 2 salários mínimos a cada mês.

Além disso, é necessário ser cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos 5 anos. 

Também é importante que os dados na Relação Anual de Informações estejam atualizados. Com isso, após se certificar do direito do abono salarial, saiba que há possibilidade de sacar na Caixa econômica, Caixa Aqui e casas lotéricas.

Por outro lado, os beneficiários do PASEP só podem receber o pagamento no Banco do Brasil.

Mas, se não tiver conta ativa nesses bancos é só sacar usando cartão cidadão em qualquer caixa eletrônico. 

Fique atento ao calendário de pagamentos. (Consultar PIS e PASEP)

Para finalizar, após consultar PIS e PASEP o seu benefício com o CPF e se certificar que tem direito ao abono, é chegada hora de saber quando poderá sacar. Pois, os pagamentos do PIS são liberados de acordo com o mês de nascimento. 

Mas, para os beneficiários do PASEP, o recebimento é de acordo com o fim do número das inscrições.

Com isso, a ordem de pagamento corresponderá à data definida com o número de cada inscrição.

Portanto, fique atento ao calendário de pagamentos, bem como dos seus direitos de receber o benefício. Além disso, é importante lembrar que no ano de 2022 os pagamentos feitos são ainda dos dias trabalhados em 2020. 

Ou seja, os pagamentos são feitos baseado na quantidade de dias que você trabalhou em 2020.

Por exemplo, quem trabalhou um mês, receberá proporcional a esse tempo que prestou serviços para a empresa.